This Page

has been moved to new address

Jantar Dantesco!

Sorry for inconvenience...

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service
Confeitaria – Arte, dedicação e diversão: Jantar Dantesco!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jantar Dantesco!

Esta noite foi maravilhosa, um jantar com poesia e a história de Dante Alighieri.
Dante Alighieri nasceu em Florença no dia primeiro de junho de 1265, foi um escritor, poeta e político italiano. Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Fonte: Wikipédia

Luca Di Dio foi quem promoveu esta noite junto ao restaurante Tre Stelle. Ele contou a história deste grande personagem da cultura italiana de uma forma divertida e descontraída e intercalando com os pratos preparados pelo restaurante.
Eu ainda não havia tido a oportunidade de presenciar este tipo de Cena italiana chamada de Jantar Dantesco.
Começamos pelos pratos.
O antipasto a la "Ciacco"

Torta al formaggio di "quei della Pera"
( torta com queijo macio tipo Brie e pêra)

Este prato consiste em uma tortinha de massa bem leve, bem delicada, levemente salgada, recheada com queijo e pêra, acompanhada de um bechamel com quejio e limão siciliano pêra fresca. De uma leveza incrível e sabor suave. Bom começo de jantar.

O primi piatti a la "Forese"
Delizie da manicar con ricotta ed erbette di Virgilio alla grada di Muzio e Lorenzo

Um tipo de lasanha, porém com a massa bem mais fina, intercalada com molho branco e queijo Parmegiano. Achei um pouco sem sal, mas também estava bem delicada e com a massa perfeitamente cozida. Uma boa opção como Primi Piatti.

O secondo piatti a la Beatrice
Stinco di porco di Sant Antonio cotto nel vin del Campo Piceno e nell'aroma del dolce pome di Beatrice.


Stico de porco que estava suculento e tenro por fora. Espetacular. Maçãs cozidos no vinho e uvas salteadas. Espinafre refogado em azeite de oliva. A sutileza das frutas doces com a carne devidamente apimentada faziam um par perfeito. O amargor do espinafre não disse para o que veio neste prato, mas estava muito gostoso também.

E o prato mais esperado por mim: a sobremesa
Crema di Lucifero

 A sobremesa foi um creme com amaretto e farofa com amêndoas. Bem simples mas muito gostosa. Talvez o prato que menos gostei neste jantar, mas valeu, pois estava com uma textura de mousse bem aerado e crocante do crumble por cima contrastava quando colocados junto na boca. Satisfatório.

Num contexto geral a noite foi inusitada pela poesia e história de Dante e maravilhosamente acompanhada por este pratos tipicos da região de Marche. Valeu a experiência.

Restaurante Tre Stelle - Castelraimondo/Itália.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial